.

.

(Chamada para a rede nacional)
Logo de orgãos portugueses centro 2020, união europeia e Portugal2020

Inox 304 VS 316

Quando se trata de uma instalação de chaminés, a seleção dos materiais certos é crucial para garantir o desempenho e a segurança da instalação. O Aço Inoxidável AISI 304 e o Aço Inoxidável AISI 316 são duas opções de excelente qualidade, que dão garantia de uma instalação de qualidade superior, oferecendo aos instaladores de chaminés a flexibilidade de escolher o melhor material para cada projeto específico. Ambos os aços são reconhecidos pela sua durabilidade, resistência à oxidação e corrosão, tornando-os indispensáveis na construção de sistemas de chaminés de alta qualidade.

 

Aço Inoxidável AISI 304

O aço inox 304 é o aço inoxidável mais utilizado no mundo. Com alta resistência à oxidação e à corrosão, esta liga é excelente para fabricação de equipamentos para hospitais, indústrias químicas, farmacêuticas e petroquímicas, entre outras, pois evita a oxidação, cujas partículas podem alterar a composição dos produtos na hora da produção.

 

Já o aço inox 304 L é uma versão aprimorada do 304, esta liga pode ser usada nos mesmos locais, porém, com preferência para situações nas quais é necessário evitar a corrosão intercristalina diferente de os tipos de aço inox dito acima; Excelente para uso em indústrias químicas, petroquímicas e navais, entre outras.

 

Conhecido como 18-8, o aço AISI 304 possui 18% cromo e 8 % Níquel na sua composição química. Esta combinação de elementos essenciais aos aços inoxidáveis o classifica na família austenítica a mais comum e aplicável no mundo. As principais características apresentadas pelo aço aisi 304 são:

 

• Pode ser soldado com facilidade;

• Tem alta praticidade de conformação;

• Elevada resistência à corrosão em meios agressivos severos;

• Boa resistência a altas temperaturas e a temperaturas criogênicas;

• Acabamento superficial de alto polimento;

• Baixo custo de manutenção com vida útil muito longa;

• Ideal para ambientes que exigem higiene e limpeza;

• Favorável relação custo/benefício a longo prazo;

 

Aço Inoxidável AISI 316L

 O aço inoxidável tipo 316 é um aço inoxidável austenítico de níquel-cromo que contém molibdênio. Essa adição aumenta a resistência geral à corrosão, melhora a resistência à corrosão por soluções de íons cloreto e fornece maior resistência a temperaturas elevadas. As propriedades são semelhantes às do tipo 304, exceto que esta liga é um pouco mais forte a temperaturas elevadas. A resistência à corrosão é melhorada, particularmente contra os ácidos sulfúrico, clorídrico, acético, fórmico e tartárico; sulfatos ácidos e cloretos alcalinos. O aço inoxidável tipo 316L é uma versão extra baixa de carbono do tipo 316 que minimiza a precipitação prejudicial de carboneto na zona afetada pelo calor durante a soldagem.

Podemos ver aplicações deste aço em coletores de escape, peças de forno, equipamento farmacêutico e fotográfico, guarnição para válvulas e bombas, equipamento químico, digestores, tanques, evaporadores, celulose, equipamento de processamento de papel e têxtil, peças expostas a atmosferas e tubulações marinhas, entre outras.

As principais características apresentadas pelo aço aisi 316 são:

• Boa estampabilidade ;

• Ótima soldabilidade;

• Elevada resistência à corrosão, principalmente em meios clorados que provocam "pit;

• Excelente desempenho na água do mar;

• Ideal para aplicação em equipamentos da indústria farmacêutica e do petróleo;

• Tanques de transporte de líquidos de alto efeito corrosivo;

• Equipamentos para embarcações marítimas;

Devido à adição de molibdênio em sua composição, o aço inox 316 torna-se mais resistente à corrosão em comparação ao aço inox 304, resistência particularmente maior à corrosão por pites e fendas em ambientes que contêm cloretos.